Nesse live, realizado em 16 de junho de 2020, Etelma Souza e Daniele Rebelo conversam sobre o trabalho infantil e as consequências para as crianças e adolescentes que entram precocemente no mercado de trabalho e são explorados e submetidos a diversas irregularidades.
Abordamos as piores formas de trabalho infantil e atuação do Conselho Tutelar frente a denúncias dessa situação.
Além disso, falamos sobre determinados sinais que possam ser indicativo de trabalho infantil, visando auxiliar professores e outros profissionais que trabalham com crianças e adolescentes a reconhecerem ou desconfiarem de situação de trabalho infantil.
Orientamos mães, pais e responsáveis sobre quais órgãos podem procurar para inserção em projetos ou programas da assistência social, a fim de que possam ter alternativas à inserção precoce de seus filhos no mercado de trabalho.
Nesta sexta, 15 de maio, por volta das 18h estava na praça da Sé para ir a Moema, onde tinha consulta agendada para as 19h15. Após 25 minutos de espera no ponto final de um ônibus que não aparecia, e alguma oscilação, decidi buscar outras alternativas. Um ambulante passou e nos disse que os motoristas haviam entrado em greve novamente. Começou um burburinho… Entraram, não entraram... Fui até o início da fila perguntar se tinham visto ônibus quando chegaram e horário. Havia saído um às 17h30… Eram 18h25 e logo concluímos que dificilmente teria esse ônibus. As pessoas acostumadas a pegarem essa condução, diziam que o intervalo, em dias complicados, não passava de meia hora... Fui até o largo S. Francisco e nada de ônibus. Decidi ir até a praça da Sé para tentar outras opções. Nisso, começamos a ouvir alto-falantes, carro de som. Eram professores da rede estadual de ensino, que estão em greve há 64 dias e começaram a se concentrar na região. Incertezas… Pessoas dizendo que nã...
Comentários
Postar um comentário