Pular para o conteúdo principal

Estado Democrático de Direito??? - Etelma T. de Souza


Vivemos num estado Democrático de Direito, certo?

Certo???

Então por que ainda vigoram preceitos estabelecidos na ditadura? Por que resquícios militares ainda existem e são acatados?

Até hoje nenhum Presidente ousou, e creio que nem ousará, mexer com esses que envergonham a história de nosso país ao terem cometido os mais brutais crimes, torturas e assassinatos e até hoje permanecerem impunes!

Eles riem da sociedade civil! Riem e tripudiam das vítimas de suas atrocidades! Riem da barbárie perpetrada nos anos de chumbo!

Invadem os espaços democráticos, legalmente constituídos e tripudiam, se impõem, impõem sua ideologia macabra.

Ninguém ousou, e creio que nem ousará, mexer com os "benefícios" de militares, dentre os quais, para mim, um dos principais, e que já deveria estar extinto desde que a Democracia foi restabelecida é a pensão vitalícia a filhas de militares, desde que não se casem.

Oras, é mais do que sabido que elas têm filhos, casam-se (só não oficialmente, para continuarem mamando nas tetas do governo).

Por que isso??? Por que nossos impostos têm que sustentar essas... ?

Oras, filhos de civis, quando o pai morre, têm direito à pensão até os 21 anos de idade. Por que filhAs de militares têm pensão vitalícia??? E, os valores são altos. O menor de que tenho notícia é de R$ 3.800,00 (três mil e oitocentos reais) e o maior (deve haver maiores, claro) R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Poderia ser de um salário mínimo, o principal aqui é: por que, em plena Democracia (???) temos que sustentar filhas de militares???

Em 2001 uma MP (2.215-10)  “estabeleceu que, para garantir a pensão eterna à família, os militares teriam de contribuir com 1,5% do soldo”. Apenas 1,5% para garantir pensão vitalícia! Ou seja, mexeram, mas só um pouquinho, e, claro, para manter o benefício!

Por que, em plena Democracia o Brasil ainda mantém polícias militares???

A pm deve ser EXTINTA! Sim, extinta e não desmilitarizada como pedem (aliás, para mim esse termo é ridículo! Como desmilitarizar se militar é sua essência??? Dá para “desjudicializar” a justiça?). Desmilitarizar NÃO! EXTINGUIR.

 A Comissão da Verdade foi um avanço limitado e precisamos avançar ainda mais, seguir o exemplo de países da América do Sul, como Uruguai, Argentina..., em que não apenas os crimes foram colocados a descoberto, mas os criminosos foram julgados e punidos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da doutrina da situação irregular à doutrina da proteção integral - Etelma T. de Souza

Nesses tempos em que a grande mídia e seu séquito explora cada vez mais a inimputabilidade penal fazendo parecer que adolescentes são responsáveis pelo maior índice de violência, quando sabemos que não o são, quanto mais informações a respeito da legislação vigente, melhor amparados estarão aqueles que defendem o ECA - Estatuto da Criança e do adolescente.           Pensando nisso, resgatei material de apoio à capacitações ministradas por mim e reproduzo aqui.           Vamos comparar as legislações específicas para essa população, abordando o malfadado Código de Menores, vigente até 1990 e o ECA, promulgado a 13 de julho de 1990.           Pretendo com isso, levar à reflexão e percepção dos preconceitos incutidos na legislação anterior e até hoje reproduzidos por parcelas de nossa sociedade.           Boa leitura!                     Começaremos pelo conceito de doutrina: ü   Doutrina o    “no mundo jurídico, entende-se como doutrina o conjunto de produção teórica elabor

Políticas públicas para crianças e adolescentes e fiscalização do Consel...

Dentre as atribuições do Conselho Tutelar está a de fiscalizar a execução de políticas públicas. Nessa conversa, eu e Daniele Rebelo, falamos sobre esse tema.

ECA 30 anos: avanços e retrocessos

ECA 30 anos: avanços e retrocessos, já está disponível no Youtube. Aproveite para deixar sua curtida e se inscrever no canal. Lembre que o "Desmistificando o ECA" vai ao ar toda quinta-feira, às 19h. Esperamos vocês por lá. https://www.youtube.com/watch?v=OTBCCz5306w